HistóriaJogo do Tires década de 70
O Tires foi fundado por um grupo de jovens, que ao longo dos anos construíram a história deste clube.
Assim, no dia 08 de Dezembro de 1962 um conjunto de amigos entusiastas do futebol reuniu-se numa sala, algures em Tires, e decidiu fundar uma associação desportiva a quem deram o nome de União Recreativa e Desportiva de Tires.
Os vários sócios fundadores que compuseram o quadro social do Clube, após reunião inaugural, elegeram os primeiros directores da entidade, liderados pelo Senhor Joaquim António – o primeiro presidente do Tires.
Após esta decisão e passados alguns meses, graças aos esforços da nova Direcção, sob a liderança do Presidente José Mourinha, foi possível federar o Clube na AFL com o Nº 1185. Terá sido este ato que impeliu os associados a decidirem reorganizar-se de molde a reforçar a actividade do Clube e determinarem a realização de uma campanha de angariação de verbas para a compra de um terreno onde viriam a construir um campo destinado à prática do futebol. Foi esse espaço que gerou o actual O Parque de Jogos Dr.A.F.Santos Neves, situado na Rua do Campo da Bola, em São Domingos de Rana.
Os vários relatos de amor ao clube revelam que os adeptos sempre tiveram um papel importante nesta trajectória, vibrando com as vitórias e mantendo-se fiel nas derrotas. Foi com o trabalho de todos que enfrentaram as muitas dificuldades iniciais das primeiras competições, de entre elas, as das deslocações, que muitas vezes eram feitas de forma apeada ou de carroça.
A história do clube também teve uma ligação com o desenvolvimento sociocultural e económico gerado pelo sector da pedra/construção da zona de Tires, terra do seu nascimento.
A decadência dessa indústria a partir da década de 90, do século passado, viria a repercutir-se na sua actividade nos primeiros anos do século XXI. No entanto, foi a vontade de um grupo de dirigentes e adeptos que fizeram o Clube a voltar às actividades formativas, restabelecendo-se assim a força da máquina Tirana com os mais de trezentos atletas a competirem nos vários relvados do país, em particular nos da região de Lisboa.