Escola de Futebol
Calendarização
A época desportiva 2023/2024 corresponde ao período entre 1 de setembro de 2023 a 30 de junho de 2024.
As atividades da escola de formação dividem-se entre treinos e competições oficiais da Associação de Futebol de Lisboa e decorrem entre 1 de outubro de 2023 e 30 de junho de 2024.
Todos os escalões participam ainda em encontros de futebol amigáveis de preparação para a competição.
Inscrições – Tarifário
A inscrição na Escola de Formação inclui a inscrição na Associação de Futebol de Lisboa, a realização de exame médico, o seguro desportivo disponibilizado pela Associação de Futebol de Lisboa, a acesso ao Departamento Médico e o processo de transferência, no caso de transferência nacional, devendo a inscrição ser paga no ato da mesma.
No ato da inscrição devem ser entregues pelo Encarregado de Educação os seguintes documentos:
- Fotocópia do cartão de cidadão do atleta e do Encarregado de Educação
- Uma fotografia do Formando atualizada
- Ficha de inscrição (modelo 2) da AFL preenchida e assinada
- Ficha para a realização do exame médico preenchido e assinado (exame realizado no Clube em data a indicar)
- Ficha de inscrição interna do Clube.
Mensalidades
As mensalidades de setembro/2023 a Junho de 2024 (10 meses)
Os pagamentos devem ser efetuados na secretaria do Clube ou por transferência bancária indicando a referência do aviso de pagamento e o nome do atleta, após pagamento será entregue ou enviado por email o respetivo recibo de pagamento. Está proibido qualquer recebimento por parte de Diretores ou por parte de qualquer elemento do Clube. A Direção não se responsabiliza por qualquer verba que não seja entregue na secretaria do Clube.
As mensalidades são pagas até ao dia 8 de cada mês.
Equipamentos
Os equipamentos têm um custo extra e fazem parte de um kit comum a todos os Formandos da Escola e que devem ser solicitados com a devida antecedência na secretaria. O valor do kit e/ou equipamento avulso tem de ser pago no ato do pedido.
O kit tem os seguintes preços:
- Kit treino 25,00€ / Camisola, calções e meias
- Kit jogo 35,00€ / Camisola, calções e meias
Disponível na secretaria
Escola de Futebol
Mais do que formar atletas, a União Recreativa e Desportiva de Tires pretende também educar os homens de amanhã. Sabemos que este desafio passa por uma formação de excelência com elevada importância nos mecanismos de transferência de conhecimentos onde a coesão moral, o respeito e a disciplina o seio da própria equipa, são fatores preponderantes na formação dos Homens do futuro. Conscientes que os atletas de hoje são os sócios de amanhã, queremos dotar os nossos meninos/jovens de competências humanas e sócios capazes de lidar com os desafios da vida em comunidade.
“Uma Escola para a vida”.
#SOMOS TIRES#
Enquadramento Teórico
Etapas de Ensino
Para que os nossos jovens possam ter êxito no futuro é fundamental que a sua formação se inicie pela base, devendo os alunos passar por um processo de formação coerente com uma progressão da aprendizagem distribuída por diferentes etapas, com objetivos, estratégias e conteúdos adequados às diferentes fases de desenvolvimento.
Nesta perspetiva a etapa inicial, chamada ALFABETIZAÇÃO MOTORA, é a nossa primeira prioridade.
O comportamento motor expressa-se através de técnicas corporais concretas, tais como andar, correr, saltar, agarrar, arremessar, tec.
São as técnicas corporais que vão servir das estrutura base às técnicas desportivas que, qualquer que seja a modalidade desportiva considerada, são uma aplicação especializada daquelas.
Nestas idades a experimentação motora deve ter ainda em atenção as grandes famílias dos movimentos e combinações motoras, como deslocamentos, saltos (em profundidade e largura), suspensões e formas de trepar, jogos de empurrar, transportar e de tração; jogos de pontaria visando o desenvolvimento da estrutura visual e as destrezas básicas fundamentais como lançar, correr, parar de repente, reagir a vários estímulos, chutar, agarrar, bater, conduzir ou fazer rolar objetos, etc.. A criança necessita de chegar onde o seu impulso a leva. No jogo, fonte inesgotável de prazer e alegria, a criança pode enfim dar azo à sua imaginação criadora e à sua espontaneidade.
São todas estas experiências motoras e corporais que queremos que os nossos meninos usufruam, num ambiente lúdico, integrando zonas de atividades organizadas e zonas de atividade livres, com equipamento fixo e amovível, onde as crianças possam, em segurança, dar plena entrega ao seu entusiasmo e criatividade, aos jogos de livre organização, codificados e não codificados e organizados ou não por si próprios.
Os nossos treinadores, vocacionados e com preparação profissional nesta área, ao proporcionar a todas estas crianças situações de aprendizagem como as referidas, estarão, por outro lado, a fornecer-lhes as bases fundamentais para o sucesso posterior das técnicas desportivas e em especial das técnicas desportivas em situação de jogo, apanágio da etapa seguinte na nossa Escola de Futebol.
Futura a esta etapa inicial seguem outras visando a prática específica do jogo: fundamental que a devendo os alunos passar
- Fundamentos da aprendizagem e desenvolvimento do seu processo –
- 1ª etapa – relação do jogador com a bola
- Domínio da bola e equilíbrio do corpo
- Encadeamento das ações técnicas: controlo, condução e remate
- Desenvolvimento do passe e da receção
- Iniciação às noções de ataque e defesa
- 2ª etapa – relação do jogador com a bola e com a baliza
- O remate de precisão
- Encadeamento de ações finalizando com remate à baliza
- Finalização e defesa da baliza
- Finalização eficaz das ações de jogo e construção da noção da defesa da baliza
- 3ª etapa – relação do jogador com a bola, com a baliza e com o adversário
- Principio de ataque-penetração e princípio da defesa-contenção
- Recuperação e manutenção da posse de bola
- Marcação individual nominal e não nominal
- 4ª etapa – relação do jogador com a bola, com a baliza, com o companheiro e com o adversário.
- Jogar com os companheiros progredindo no terreno
- Criar o hábito de se deslocar e de estar constantemente em movimento para passar e receber a bola
- Princípios do ataque – penetração e cobertura ofensiva
- Princípios de defesa – contenção e cobertura defensiva
- Desmarcação e defesa individual-zona
Consideramos que a aquisição destas 4 primeiras etapas é um dos objetivos primordiais das nossa Escola de Futebol para a progressão ao Futebol de 7 e respetiva competição
- 5ª etapa – relação do jogador com a bola, com a baliza, com os companheiros e com os adversários
- Encadeamento das ações técnicas: passe longo, cruzamento aéreo e finalização de cabeça
- Princípios do ataque – mobilidade e espaço
- Princípios da defesa – Equilíbrio e concentração
- Jogar com os companheiros progredindo no terreno
- Marcação individual nominal
- Ocupação racional do espaço de jogo
- 6ª etapa – relação do jogador com a bola, com a baliza, com os adversários e com a equipa
- Circulação da bola
- Manutenção e recuperação da posse da bola
- Aperfeiçoamento do jogo pelos corredores laterais
- Equipa como bloco dinâmico utilizando os vários sistemas táticos 1:2:3:1; 1:2:2:2: ...
- Método de jogo ofensivo utilizando os vários sistemas táticos 1:1:2:3; 1:2:1:3: ...
Ações tático-técnicas desenvolvidas
O conjunto das ações individuais e coletivas encontram-se organizadas de forma a preparar convenientemente os nossos jogadores, envolvendo as seguintes componentes:
- Princípios do Ataque
- Penetração (1º atacante)
- Cobertura Ofensiva/Apoio (2º atacante)
- Mobilidade (3º atacante)
- Espaço (Estrutura da equipa)
- Princípios da Defesa
- Contenção (1º defesa)
- Cobertura defensiva (2º defesa)
- Equilíbrio (3º defesa)
- Concentração (Estrutura da equipa)
- Táticas Individuais Ofensivas
- A receção e o controlo de bola
- A condução da bola
- O passe
- O remate
- Táticas Coletivas Ofensivas
- Desmarcação de rutura
- Desmarcação de apoio
- Desmarcação mista
- Desmarcação com trajetória circular
- Tabelinha
- Táticas Individuais Defensivas
- Desarme
- Interceção
- O guarda-redes e a defesa da baliza
- Táticas Coletivas Defensivas
- Marcação à zona
- Marcação individual
- Marcação mista
- Dobra
- Compensação